Image Map

sábado, 1 de outubro de 2016

PASSO-A-PASSO PARA INVESTIR NO TESOURO DIRETO (TÍTULOS PÚBLICOS)

Oiii gente!!! Tudo bom?


Agora que vocês já sabem tudo o que é necessário saber para começar a investir no Tesouro Direto (se você ainda não sabe assiste esse vídeo aqui ), fiz este vídeo/post com o passo-a-passo para mostrar na prática como comprar um título público. Quero literalmente "pegar na mão"  de vocês e mostrar como se faz e como realmente é simples.

Então vamos ao passo-a-passo:


1) Ter um número de CPF - O Tesouro Direto foi pensado e criado para pessoas físicas, não é possível investir em títulos públicos através do portal do Tesouro Direto com número de CNPJ. Como acredito que todos tenham CPF, já temos um ítem vencido...vamos em frente!



2) Ter uma conta corrente - Você precisa ter dinheiro em alguma conta corrente que esteja no seu nome, ou seja, precisa ser o titular da conta. 



3) Ter um agente de custódia (são as instituições financeiras
habilitadas a intermediar as operações de compra e venda de títulos públicos federais através do Tesouro Direto.- Você não conseguirá investir em Títulos Públicos por conta própria é necessário que um Banco ou Corretora intermedie essa operação, ou seja, você precisa ter uma conta corrente em um ou outro. Dê preferência as corretoras que cobram taxas muito menores que as do Banco e algumas não cobram nenhuma taxa para investimentos em títulos públicos. Então não dê bobeira e abra logo sua conta em uma corretora, de preferência a uma que cobre taxa ZERO pra esse tipo de investimento.
No site do Tesouro tem uma lista das instituição financeiras (bancos e corretoras) que são habilitadas a operar, elas estão na ordem da mais utilizada para a menos utilizada pelos investidores, além disso ainda consta a informação de quanto cada uma cobra. Esses dados vão te ajudar a escolher a sua. Segue o link para que possam consultar Tesouro Direto - instituições financeiras habilitadas




4) Acessar o portal do TESOURO DIRETO - Quando você abrir uma conta no agente custodiante [corretora ou banco], irá receber um login e senha por e-mail para acessar o portal do Tesouro Direto, no primeiro acesso você deverá modificar essa senha, conforme as orientações do portal. Porém, se o Banco ou Corretora tiverem "sistema integrado" com o Tesouro Direto você pode comprar seus títulos diretamente pelo site da corretora, o que é muito mais simples e cômodo, então se quiser essa facilidade, pesquise esse item antes de escolher a sua corretora (essa informação também consta na lista das instituições habilitadas no site do Tesouro Direto). Mesmo que você efetue a compra do título diretamente pelo site da corretora, essa compra ficará registrada no portal do Tesouro Direto e você pode acessá-lo a qualquer momento para conferir.



5) Escolha o Título que melhor lhe atenda e efetue a compra - Analise qual título se adequa mais ao seu perfil , conforme já falamos acima e decida qual a quantidade deseja adquirir, respeitando sempre a quantidade mínima. Feito isso, confirme sua compra. Não se desespere o sistema é bem facinho de compreender e efetuar a compra é bem intuitivo.




6) Acompanhe seus Investimentos  Todas as suas compras ficam registradas, tanto no site da corretora quanto no portal do Tesouro Direto, assim você pode acompanhar seus rendimentos até o vencimento ou até efetuar uma venda antecipada. Quando der a data de vencimento ou quando você quiser vender antecipadamente o seu título, o valor será creditado, já líquido, [descontado imposto e taxas] de forma automática na sua conta do agente custodiante, onde você poderá reinvestí-lo onde quiser ou transferir para sua conta corrente e usufruir do dinheiro como quiser. Lembrando que não é necessário acompanhar todos os dias, afinal você já sabe ou dimensionou seu lucro no momento da aplicação, não existe regra, mas não é preciso entrar mais de uma vez por mês para conferir.


Espero de coração que esse vídeo/post tenha ajudado você a compreender melhor o TESOURO DIRETO e os TÍTULOS PÚBLICOS, te dando uma boa base para começar a investir sem mais perda de tempo!

Se tiver ficado alguma dúvida, assista novamente o vídeo, releia o post, sinta-se a vontade para perguntar, se eu souber a resposta será um prazer te responder. E lembre-se há muito conteúdo bom e gratuíto na internet, pesquise sobre o assunto e começe a cuidar com mais carinho do seu dinheiro!

Não esqueça de se inscrever no canal, curtir e compartilhar o vídeo/post para que ele atinja e ajude o maior número de pessoas possível, assim você também ajuda o canal/blog a crescer ;)

Quer saber mais? Não deixe de ir futicar no Site do Tesouro Direto lá tem muita informação para o investidor!

No canal eu ensinei como comprar um título público pelo site da corretora, mas se você quiser saber como efetuar a compra de um título na prática através do portal do Tesouro Direto achei esse vídeo no Youtube muito bacana que vai te ensinar Como Comprar Títulos Públicos pelo Portal do Investidor do Tesouro Direto




Nenhum comentário:

Postar um comentário