Image Map

domingo, 25 de setembro de 2016

TESOURO DIRETO - Tudo que você precisa saber pra começar a investir!

Pra começar, a primeira coisa que você precisa saber é que o TESOURO DIRETO não é um investimento. =O

What? Isso mesmo que você ouviu (ou o que você leu, rs, se estiver lendo o post no blog)!

O Tesouro Direto não é um investimento, ele é um programa criado pelo Tesouro Nacional em conjunto com a BM&FBovespa para que você possa investir em Títulos da Dívida Pública Federal, ou seja, ele é uma plataforma online, que você acessa para emprestar o seu dinheiro para o Governo Federal financiar os seus projetos, como educação, saúde, infraestrutura, etc, e em contrapartida possa ganhar juros com isso.

O Tesouro Direto é apenas uma plataforma online (site) para acessar, comprar, acompanhar e vender os Títulos Públicos.

A maioria das pessoas dizem que investem no "Tesouro Direto" quando o correto seria dizer que investem em "Títulos Públicos". Na prática isso não tem importância nenhuma mas é importante que você entenda a diferença entre eles. Eu mesma sempre digo que invisto no Tesouro Direto, rs

Os Títulos Públicos são investimentos do tipo "Renda Fixa", ou seja, no momento da aplicação você já consegue saber/dimensionar o quanto vai ganhar e eles são considerados o investimento mais seguro do Brasil!

E porque eles são o investimento mais seguro do Brasil? Oras, porque o governo é a instituição mais sólida de um país, lembre-se que ele tem o poder de imprimir dinheiro se necessário, e se tudo der errado, o governo vai ser a última "instituição a quebrar" concorda?

Os Títulos Públicos, são de fácil acesso e fácil compreensão, possibilitando que qualquer um de nós possa investir neles sem medo de ser feliz. E eu estou aqui pra te ajudar nesta tarefa. Pra isso, vamos tratar das principais dúvidas que as pessoas tem em relação a eles.

Vamos lá...

1º) QUAIS OS TÍTULOS PÚBLICOS DISPONÍVEIS?
Já vimos no vídeo de Renda Fixa x Renda Variável que os títulos de renda fixa, podem ser préfixados, pósfixados e pré+pós, e os Títulos Públicos não fogem a regra.

a) TESOURO SELIC (LFT / Letra Financeira do Tesouro) - Título Pósfixado
Lhes apresento o substituto da poupança!  E porque?
Porque ele é pra você que tem um perfil mais conservador e não gosta de correr riscos, pois acabamos de ver que ele é o investimento mais seguro do Brasil, inclusive mais seguro que a poupança.
Porque ele é pra você que não sabe exatamente quando precisará resgatar o seu dinheiro investido, pois a rentabilidade e liquidez do Tesouro Selic é diária, ou seja, você pode resgatá-lo em qualquer dia útil.
Porque ele é indexado a taxa Selic (taxa de juros básica da economia brasileira), ou seja, te paga 100% da taxa Selic, que hoje está pagando 14,15% ao ano, contra 8,33% da poupança. Reparem que a diferença é de 5,82% ao ano, o que alguns podem pensar ser pouco mas que no último vídeo/post sobre a poupança, vimos que em 30 anos essa diferença em valores seria de 1 milhão de reais.
Esse título é indicado para objetivos de curto prazo, como o "colchão de emergência" por exemplo, pois você poderá resgatá-lo a qualquer momento sempre com uma rentabilidade positiva.
Qual a conclusão? A conclusão é que nós já constatamos que o Tesouro Selic é o título mais seguro e conservador do Brasil e que ele te paga 100% da Taxa Selic que é a taxa de juros mais baixa do Brasil e está hoje no valor de 14,15% ao ano, ou seja, nada que te pague menos do que isso pode ser considerado um bom investimento.

b) TESOURO PREFIXADO (LTN - Letra do Tesouro Nacional)
Com este título, você conhecerá sua rentabilidade no momento da aplicação, pois você irá contratar uma taxa de juros fixa quando comprar este título. Ou seja, se você comprar um Título do Tesouro Prefixado que está pagando 12% ao ano e a data de vencimento é em 2019, você vai receber estes 12% ao ano mesmo que os juros subam ou desçam, assim quando chegar a data de vencimento do título, você receberá o valor investido acrescido da rentabilidade contratada. 
Diferente do Tesouro Selic, o Tesouro Préfixado não tem liquidez diária, o que siginica que para receber o dinheiro investido mais a rentabilidade contratada no momento da aplicação é necessário esperar a data de vencimento do título.
Importante mencionar que o seu dinheiro não fica preso e se você quiser resgatá-lo antecipadamente isso é possível, porém o valor resgatado pode ser muito maior ou muito menor que o valor investido. Isso ocorre porque até a data de vencimento o valor deste título irá variar e isso afetará o valor de resgate antecipado, porém como já dito, se você mantiver o título até o vencimento, você receberá exatamente o valor que investiu mais a rentabilidade que contratou quando fez a aplicação independentemente da variação do valor do título.
Muitas pessoas utilizam o Tesouro Préfixado para conseguir rentabilidades muito maiores que a contratada, podendo lucrar facilmente mais de 20% ao ano praticando a "marcação a mercado" mas isso é assunto pra um outro dia.
Esse título é indicado para quem pode esperar receber o seu dinheiro até o final do período do investimento ou pra quem espera uma queda na taxa básica de juros (Selic) e deseja travar sua rentabilidade, assim mesmo que a taxa de juros caia você receberá uma rentabilidade superior, pois travou esta taxa quando fez a aplicação. Ele é muito bom para os objetivos de médio prazo, como comprar um carro ou fazer uma viagem por exemplo.
c) TESOURO PREFIXADO COM JUROS SEMESTRAIS (NTN-F / Nota do Tesouro Nacional - Série F)
Este título é quase o "mesmo" que o título anterior, você também conhecerá a rentabilidade no momento da aplicação, travando uma taxa de juros até o vencimento.
A diferença é que ao invés de pagar a rentabilidade no vencimento do título, este aqui vai te fazer o pagamento dos juros de 6 em 6 meses, pagamentos estes chamados de "cupons". Assim na data de vencimento deste título você receberá o valor investido mais a última parcela dos juros, ou seja, acontece uma antecipação da rentabilidade contratada no decorrer do titulo até o seu vencimento.
Esse título é mais indicado pra quem já esta com o "burro na sombra" e deseja utilizar seus rendimentos para complementar sua renda, pois esse título faz pagamento de juros a cada seis meses. Ele é o substituto perfeito para a previdência privada.
Cabe destacar, que no pagamento desses rendimentos semestrais há incidência de imposto de renda (IR), obedecendo a tabela regressiva, que veremos mais a frente.
d) TESOURO IPCA+ (NTN-B Principal / Nota do Tesouro Nacional - Série B Principal)
Esse é o título que vai te pagar uma taxa fixa mais uma taxa variável, ou seja, no momento da aplicação haverá uma taxa fixa que permanecerá a mesma até o vencimento do título mais uma taxa pós fixada que neste caso é o IPCA (inflação), que nós sabemos que varia todo mês. Pra exemplificar, se você comprar um título do Tesouro que está pagando IPCA + 6% com vecimento em 2019, significa que no vencimento (2019) você irá receber o dinheiro aplicado acrescido da rentabilidade que será de 6% ao ano mais o IPCA que irá variar até o vencimento.
Assim como nos Títulos do Tesouro Préfixado o Tesouro IPCA+ não tem liquidez diária, o que siginica que para receber o dinheiro investido mais a rentabilidade contratada no momento da aplicação é necessário esperar a data de vencimento do título.
É possível fazer o resgate antecipado, porém o valor resgatado pode ser muito maior ou muito menor que o valor investido. Isso ocorre porque até a data de vencimento o valor deste título também irá variar e isso afetará o valor de resgate antecipado, porém como já dito, se você mantiver o título até o vencimento, você receberá exatamente o valor que investiu mais a rentabilidade que contratou quando fez a aplicação.
Como também já falei, muitas pessoas utilizam o Tesouro Préfixado para conseguir rentabilidades muito maiores do que a contratada, podendo lucrar facilmente mais de 20% ao ano praticando a "marcação a mercado", é importante destacar que isso também é possível com o Tesouro IPCA+.
Esse título é indicado para quem pode esperar receber o seu dinheiro até o final do período do investimento e pra quem deseja garantir seu poder de compra, pois este é o único título que te proporciona garantia de rentabilidade real, pois seu rendimento é composto por duas parcelas: uma taxa de juros prefixada e a variação da inflação (IPCA). Desse modo, independente da variação da inflação, a rentabilidade total do título sempre será superior a ela. É perfeito para os objetivos de longo prazo, como por exemplo, comprar um casa ou garantir a aposentadoria .
e) TESOURO IPCA+ COM JUROS SEMESTRAIS (NTN-B / Nota do Tesouro Nacional - Série B)
Não vou me estender neste título, pois ele é quase o "mesmo" do IPCA+ Principal, ou seja, ele é composto de uma taxa de juros fixa + o IPCA (variável).
A única diferença é que assim como no Tesouro Préfixado com Juros Semestrais ele também vai te pagar juros de 6 em 6 meses, que são os "cupons".
Assim na data de vencimento deste título você receberá o valor investido mais a última parcela dos juros, ou seja, também acontece uma antecipação da rentabilidade contratada no decorrer do titulo até o seu vencimento.
Esse título também é indicado pra quem já esta com o "burro na sombra" e deseja utilizar seus rendimentos para complementar sua renda. Ele também é o substituto perfeito para a previdência privada.
Cabe destacar, que assim como no Tesouro Préfixado com Juros Semestrais, também há incidência de imposto de renda (IR) sobre o pagamento desses rendimentos semestrais, obedecendo a tabela regressiva, que veremos mais a frente.
2º) QUAL O VALOR MÍNIMO PARA PODER INVESTIR?
Como eu já disse o Tesouro Direto é muito acessível, sendo o investimento mínimo de 1% do valor do título, respeitando o mínimo de R$30,00, pois você não precisa comprar um título todo, pode comprar apenas uma fração dele.
Por exemplo, hoje (07/09) o preço cheio do Tesouro Selic (um dos títulos que está a venda no Tesouro Direto) é de R$8.097,44, ou seja, o valor mínimo pra você investir nesse título seria de R$80,97 que representa 1% do valor deste título.
Já o Tesouro Préfixado 2019 (outro título a venda no Tesouro Direto), está custando o valor cheio de R$772,52, ou seja, 1% deste título seria R$7,72 mas já sabemos que o valor mínimo pra investir em qualquer título é de R$30,00, por isso, você precisaria de pelo menos R$30,00 para conseguir investir neste título.

3º) SE EU INVESTIR TODO MÊS NUM MESMO TÍTULO OS VALORES SE SOMAM COMO NA POUPANÇA?

Essa foi a minha maior dúvida quando começei e só consegui entender direito quando efetivamente começei a investir nos Títulos do Tesouro! A resposta é sim e não.
Sim, porque quando você entra no site da corretora ou na própria área do investidor no site do Tesouro, se você colocou dinheiro por várias vezes em um só título, aparece o valor total de todos os seus aportes, assim como na poupança.
E não, porque se você abrir o seu extrato, você verá que cada aporte é um investimento diferente, ainda que feito no mesmo título, e cada um apesar de ter o mesmo vencimento foi comprado em uma data diferente e provavelmente com um rendimento diferente.
Vamos a um exemplo com valores fictícios pra tentar deixar mais claro.


Data do aporte
Valor investido
Título
Rentabilidade
Vencimento
Total Bruto no vencimento
05/09/2016
R$100,00
Préfixado
12,0 % ao ano
05/09/2019
+ ou - R$140,00
06/10/2016
R$100,00
Préfixado
12,5 % ao ano
05/09/2019
+ ou - R$141,00
04/11/2016
R$150,00
Préfixado
11,5 % ao ano
05/09/2019
+ ou - R$207,00
05/12/2016
R$80,00
Préfixado
12,0 % ao ano
05/09/2019
+ ou - R$112,00
TOTAL
R$430,00

+ ou - R$600,00


4º) QUAIS OS CUSTOS? 

a) Taxa de Custódia para a BM&FBovespa, taxa obrigatória, no valor de 0,30% ao ano sobre o valor dos títulos, essa taxa é referente aos serviços de guarda dos títulos e às informações e movimentações dos saldos.



b) Taxa de Administração, essa taxa é a que o Banco ou a Corretora vão te cobrar por intermediar a sua operação de compra de um título público, ou seja, ela vai variar de instituição pra instituição. É sabido por todos que as corretoras tem taxas bem inferiores aos bancos, por isso, te indico a abrir uma conta em uma corretora (é muito mais simples que abrir uma conta em um banco, na maioria das vezes o processo é todo online) e a fazer seus investimentos por ela (pesquise a melhor pra você).
Pra te deixar mais "tentado", já vou dizer que algumas corretoras cobram TAXA ZERO pra investimentos em títulos públicos. Então não perca tempo! Segue link do Tesouro Direto com uma listagem das instituições que são habilitadas a operar por ele e quais as taxas que cada uma cobra, confira -> Lista de Instituições habilitadas e quanto cobram de taxa de administração para aplicações em Títulos Públicos.


c) Imposto de Renda (IR), do leão ninguém escapa, não tem jeito! A alíquota de imposto de renda é regressiva sobre a rentabilidade auferida do seu investimento no momento do resgate, ou seja, é direto na fonte. Quando o seu título vencer ou quando você vendê-lo o valor já cairá líquido na sua conta da corretora (já descontado taxas e o IR). Como é regressivo quanto maior o tempo que seu dinheiro fica investido menor é a alíquota de imposto de renda que irá incidir sobre ele. Para investimentos de 0 a 6 meses a alíquota será de 22,5%, de 6 meses a 1 ano, será de 20%, de 1 ano a 2 anos será de 17,5% e acima de 2 anos, será de 15%. Veja a tabela abaixo com esses dados em dias.
Uma observação importante que quero fazer, é que muitas pessoas deixam de investir em títulos públicos porque pensam que terão que fazer a declaração de imposto de renda já que o mesmo incide sobre os títulos. Isso é MITO! Se você está na faixa salarial que não lhe obriga a fazer a declaração você vai continuar sem precisar fazer a declaração, pois como acabei de dizer o IR é retido direto na fonte e uma coisa não tem nada haver com a outra. Agora se você está na faixa salarial que precisa declarar o IR, você irá declarar seus investimentos normalmente como já faz com o dinheiro que possui na poupança ou em conta corrente.
Lembrando que mesmo com a incidência das taxas e do IR a rentabilidade dos títulos públicos ainda é superior a da poupança.

d) IOF (Imposto sobre operação de crédito), só incide pra você que não tem juízofaz o resgate da aplicação em menos de 30 dias. Após o 30º dia de aplicação, não há mais incidência de IOF sobre os títulos.


5º) COMPREI OS MESMOS TÍTULOS PÚBLICOS EM DATAS DIFERENTES, SE EU QUISER RESGATAR COMO SERÁ APLICADO O IMPOSTO DE RENDA?
desconto do imposto de renda, já que quanto mais tempo o investidor ficar com o título, menor é a alíquota que ele irá pagar. O sistema do Tesouro Direto efetua a venda, automaticamente, dos títulos mais antigos, para que o investidor tenha a alíquota de imposto de renda mais vantajosa.

6º) É ASSEGURADO PELO FGC (Fundo Garantidor de Crédito)? NÃO! Mas não se desespere nem desanime pois os títulos que são assegurados pelo FGC tem garantia de apenas 250 mil reais, já os títulos públicos, são assegurados em 100% do valor investido pelo Tesouro Nacional que é o maior garantidor que poderia existir no nosso país, ou seja, a totalidade do seu dinheiro vai estar segura!

7º) SE VOCÊ SE CADASTRAR E ACESSAR O TESOURO DIRETO MAS NÃO EFETUAR NENHUMA COMPRA, TERÁ QUE PAGAR ALGUMA TAXA?
Não! O investidor só terá que pagar as taxas se fizer alguma compra de títulos.

8º) O QUE ACONTECE SE EU INVESTIR EM UM TÍTULO SEM TER RECURSO DISPONÍVEL NA CONTA DA CORRETORA OU BANCO?
No caso de não pagamento de uma compra realizada no Tesouro Direto, o investidor primeiramente irá receber uma advertência por email alertando-o sobre o evento e quanto às penalidades previstas em caso de reincidência. Se houver reincidência, os novos prazos de suspensão foram reduzidos para 30, 60 e 90 dias, sem a possibilidade de anistia da suspensão. Caso o investidor, após a advertência ou o término da suspensão, permaneça 90 dias sem ocorrência de não pagamento, ele passa a ser considerado novamente adimplente.

9º) É POSSÍVEL CANCELAR UMA COMPRA DE TÍTULO NO TESOURO DIRETO?
Não há como cancelar a operação. Se após a confirmação de compra o pagamento não for efetuado o investidor ficará suspenso.

10º) É POSSÍVEL PERDER DINHEIRO INVESTINDO EM TÍTULOS PÚBLICOS?
SIM! Nós vimos que com exceção do Tesouro Selic, os demais títulos não tem liquidez diária, ou seja, dependendo da taxa de juros/valor do título em que você efetuar o resgate antecipado, pode acontecer de você resgatar um valor menor do que investiu. Ou seja, se você não sabe fazer a marcação a mercado, mantenha o título até o vencimento para não ter esse tipo de problema, assim receberá o valor total do seu dinheiro mais os juros contratados no momento da aplicação.

Por hoje é isso, no próximo vídeo/post vamos ver o passo-a-passo pra se investir no Tesouro Direto. Então fique ligado!

Quer saber mais? Não deixe de ir futicar no Site do Tesouro Direto!

Beijos ;)




Nenhum comentário:

Postar um comentário